A Nossa Escola nasceu da referência positiva de si mesma no ato de ensinar e de aprender na sua relação com o mundo. O nosso ato de criar não está no "não", mas no "sim". No sim à leitura como modo de fazer amigos à distância e de tornar a vida mais intensa e profunda; no sim às matemáticas como se fossem jogos, desafios que exigem esforço, lógica e resultam ora em frustração ora em muita alegria, mas sempre na auto-superação; no sim para a pesquisa do ser num tempo, e assim por diante. 

O nosso ato de criar nasce de referências próprias. Não somos o diferente nem o igual, somos o resultado da cooperação de um grupo de professores e de funcionários que se reúnem, todos os sábados, para pensar em si mesmos, pesquisar e produzir várias possibilidades de incentivar as criações e os aprendizados dos nossos alunos. Para isso, temos métodos rigorosos, mas não rígidos porque não somos quebradiços; somos elásticos – temos superabundância de força plástica, regeneradora – produzindo e deixando produzir cavidades e relevos. 

A Nossa Escola, portanto, não trabalha negando ou afirmando outras referências, mas produz o seu saber na plenitude de seu trabalho e de seu desenvolvimento; não se alimenta dos erros vistos através de suas janelas, mas busca abrir caminhos para criar novos sentidos e significados quando define com clareza e com o outro os seus reais tesouros; quando opta pelo não primitivismo e sim pela inteligência e pelo afeto na construção de saberes; quando garante a memória de todo um mundo e a aquisição das metodologias adequadas para o desenvolvimento de todos os saberes possíveis num contexto escolar e fora desse contexto, sempre de modo ativo.

Rotina

Os que se "constroem na plenitude do seu desenvolvimento" possuem naturezas fortes; são, portanto, rigorosos. Para cumprir o seu papel, o educador tem que ter rigor no ato de pesquisar, de planejar, clareza ao estabelecer a sua rotina. E o resultado disso é a flexibilidade diante de todas as possibilidades de construção de distintos caminhos. 

A Nossa Rotina se inicia com o asseguramento da presença de todos os alunos por inteiro. O olhar, o cumprimento, a chamada, a apresentação de um planejamento feito de modo criativo e afetuoso são eficazes no alcance desse objetivo. Os desafios, as surpresas apresentados diariamente, sempre relacionados com os conteúdos a serem trabalhados, não só mobilizam a atenção dos alunos, mas garantem todo um movimento intelectual em direção ao objetivo de produzir saberes de modo ativo e ético. 

Em seguida, há a apresentação do planejamento, e do conteúdo básico a ser cumprido, que é um efetivo convite à participação com co-responsabilidade pela aula em andamento. Segue depois a aula, que toma diferentes formas: palestra, um diálogo entre pesquisadores e produtores de saberes; pesquisas laboratoriais ou de campo, leituras individuais ou coletivas, jogais teatrais. 

Garantimos sempre o momento da conclusão, que se constitui de um encaminhamento claro e estruturante para o aluno, que irá seguir com a sua produção e o treinamento dos conteúdos produzidos e adquiridos através das tarefas de casa. São partes também dessa mesma rotina diária a arte, o minuto de silêncio, a interação social de modo ético e produtivo e por fim, o lazer.

Grade curricular

Trabalhamos com todo o conteúdo definido pelo MEC para as escolas em todo o âmbito nacional, claro. E muito mais. No ato de contextualizar, aprofundamos e ampliamos o nosso saber, reinventando-o, inventando-o. Há anos que definimos a musicalidade como o carro-chefe da produção artística. Na música, os nossos alunos transitam, com graça e naturalidade, do popular para o erudito; do nacional para o internacional. Na literatura, transitam da mesma forma; não só formamos grandes leitores como também escritores. 

De contos, poemas, histórias, aventuras etc. Desde a 5a. série, a filosofia possibilita pensar o homem na vida, no trabalho, na linguagem. Ainda em processo de alfabetização, os alunos iniciam o aprendizado de língua estrangeira, o que garante uma maior habilidade nessa área por toda a vida. A informática entra na nossa grade curricular como um instrumento que enriquece em estética, em organização, em informação as atividades das outras disciplinas.

Educação física escolar

Os trabalhos de Educação Física Escolar valorizam a cultura corporal, que tem nos jogos populares, nos jogos com regras simples ou mais elaboradas, na dança, na ginástica, na mímica, no esporte, ricas manifestações que permitem aos nossos alunos um amplo conhecimento de seu próprio corpo. 

Nas diversas modalidades desportivas que oferecemos (Natação, Basquete, Vôlei, Futsal, Ginástica Rítmica, Atletismo, Judô, Karatê etc), as palavras-chaves são ética e técnica, e o resultado é a alegria do sucesso que superou as nossas expectativas em termos de tempo e correspondeu em termos de estratégia. Primamos pelos jogos que exibem as habilidades técnicas, o esforço em superar-se sempre,sem errar o alvo, ou seja, sem se dispersar com os comportamentos menos éticos, concentrando assim todas as suas energias no verdadeiro esporte, cooperativo e técnico.

Conheça algumas das perguntas frequentes por aqui

Listamos algumas das perguntas e respostas que podem ajudar a esclarecer aquilo que você quer saber. Caso não encontre suas dúvidas aqui, entre em contato conosco.
Agendar uma visita

Agende uma visita e venha conhecer nossas unidades

A Nossa Escola, se preocupa e disponibiliza uma infraestrutura completa, voltada totalmente para atender as necessidades dos nossos alunos para que eles se desenvolvam no processo de ensino-aprendizagem. A Nossa Escola, não se limita ao ambiente da sala de aula, pois, acreditamos que cada espaço da escola é uma oportunidade para novos ensinamentos e fazer o que mais gostamos que é ler um bom livro.
Agendar visita Conheça nossa região