A Nossa Escola nasceu da referência positiva de si mesma no ato de ensinar e de aprender na sua relação
com o mundo. O nosso ato de criar não está no "não", mas no "sim". No sim à leitura como modo de fazer
amigos à distância e de tornar a vida mais intensa e profunda; no sim às matemáticas como se fossem
jogos, desafios que exigem esforço, lógica e resultam ora em frustração ora em muita alegria, mas sempre
na auto-superação; no sim para a pesquisa do ser num tempo, e assim por diante.
O nosso ato
de criar nasce de referências próprias. Não somos o diferente nem o igual, somos o resultado da
cooperação de um grupo de professores e de funcionários que se reúnem, todos os sábados, para pensar em
si mesmos, pesquisar e produzir várias possibilidades de incentivar as criações e os aprendizados dos
nossos alunos. Para isso, temos métodos rigorosos, mas não rígidos porque não somos quebradiços; somos
elásticos – temos superabundância de força plástica, regeneradora – produzindo e deixando produzir
cavidades e relevos.
A Nossa Escola, portanto, não trabalha negando ou afirmando outras
referências, mas produz o seu saber na plenitude de seu trabalho e de seu desenvolvimento; não se
alimenta dos erros vistos através de suas janelas, mas busca abrir caminhos para criar novos sentidos e
significados quando define com clareza e com o outro os seus reais tesouros; quando opta pelo não
primitivismo e sim pela inteligência e pelo afeto na construção de saberes; quando garante a memória de
todo um mundo e a aquisição das metodologias adequadas para o desenvolvimento de todos os saberes
possíveis num contexto escolar e fora desse contexto, sempre de modo ativo.
Rotina
Os que se "constroem na plenitude do seu desenvolvimento" possuem naturezas fortes; são, portanto,
rigorosos. Para cumprir o seu papel, o educador tem que ter rigor no ato de pesquisar, de planejar,
clareza ao estabelecer a sua rotina. E o resultado disso é a flexibilidade diante de todas as
possibilidades de construção de distintos caminhos.
A Nossa Rotina se inicia com o
asseguramento da presença de todos os alunos por inteiro. O olhar, o cumprimento, a chamada, a
apresentação de um planejamento feito de modo criativo e afetuoso são eficazes no alcance desse
objetivo. Os desafios, as surpresas apresentados diariamente, sempre relacionados com os conteúdos a
serem trabalhados, não só mobilizam a atenção dos alunos, mas garantem todo um movimento intelectual em
direção ao objetivo de produzir saberes de modo ativo e ético.
Em seguida, há a
apresentação do planejamento, e do conteúdo básico a ser cumprido, que é um efetivo convite à
participação com co-responsabilidade pela aula em andamento. Segue depois a aula, que toma diferentes
formas: palestra, um diálogo entre pesquisadores e produtores de saberes; pesquisas laboratoriais ou de
campo, leituras individuais ou coletivas, jogais teatrais.
Garantimos sempre o momento da
conclusão, que se constitui de um encaminhamento claro e estruturante para o aluno, que irá seguir com a
sua produção e o treinamento dos conteúdos produzidos e adquiridos através das tarefas de casa. São
partes também dessa mesma rotina diária a arte, o minuto de silêncio, a interação social de modo ético e
produtivo e por fim, o lazer.
Grade curricular
Trabalhamos com todo o conteúdo definido pelo MEC para as escolas em
todo o âmbito nacional, claro. E muito mais. No ato de contextualizar, aprofundamos e ampliamos o nosso
saber, reinventando-o, inventando-o. Há anos que definimos a musicalidade como o carro-chefe da produção
artística. Na música, os nossos alunos transitam, com graça e naturalidade, do popular para o erudito;
do nacional para o internacional. Na literatura, transitam da mesma forma; não só formamos grandes
leitores como também escritores.
De contos, poemas, histórias, aventuras etc. Desde a 5a.
série, a filosofia possibilita pensar o homem na vida, no trabalho, na linguagem. Ainda em processo de
alfabetização, os alunos iniciam o aprendizado de língua estrangeira, o que garante uma maior habilidade
nessa área por toda a vida. A informática entra na nossa grade curricular como um instrumento que
enriquece em estética, em organização, em informação as atividades das outras disciplinas.
Educação física escolar
Os trabalhos de Educação Física Escolar valorizam a cultura corporal, que tem nos jogos populares, nos
jogos com regras simples ou mais elaboradas, na dança, na ginástica, na mímica, no esporte, ricas
manifestações que permitem aos nossos alunos um amplo conhecimento de seu próprio corpo.
Nas
diversas modalidades desportivas que oferecemos (Natação, Basquete, Vôlei, Futsal, Ginástica Rítmica,
Atletismo, Judô, Karatê etc), as palavras-chaves são ética e técnica, e o resultado é a alegria do
sucesso que superou as nossas expectativas em termos de tempo e correspondeu em termos de estratégia.
Primamos pelos jogos que exibem as habilidades técnicas, o esforço em superar-se sempre,sem errar o
alvo, ou seja, sem se dispersar com os comportamentos menos éticos, concentrando assim todas as suas
energias no verdadeiro esporte, cooperativo e técnico.
Conheça algumas das perguntas frequentes por aqui
Listamos algumas das perguntas e respostas que podem ajudar a esclarecer aquilo que você quer saber. Caso não encontre suas dúvidas aqui, entre em contato conosco.
A partir de 2 anos de idade, recebemos as crianças na Nossa Escola.
Sim. Consulte a Secretaria da escola para verificar preços.
Sim. Há opção de horário integral tanto para a educação infantil como para o ensino fundamental, na Nossa Escola.
Sim. Pela manhã, as turmas funcionam com as aulas regulares. Pela tarde, a escola oferece Oficina de Arte, serviço de Orientação Escolar e, para os alunos do Fundamental, Modalidades Esportivas.
Sim. A Cantina da Nossa Escola oferece lanche (manhã e tarde) e almoço nas duas unidades de ensino.
Sim, no espaço do Ensino Fundamental, a Cantina da Nossa Escola recebe a família para o almoço.
É o horário que contempla o serviço de almoço mais o acolhimento até as 14 horas, para a educação infantil e para o ensino fundamental.
Com uma abordagem sociointeracionista, a Nossa Escola se destaca por favorecer uma aprendizagem aliada a valores éticos. O professor organiza suas intervenções no sentido de possibilitar ao aluno o desenvolvimento do pensamento estratégico e do raciocínio criativo, ou seja, dando ao aprendente lugar de protagonismo. Os projetos de trabalho construídos ano a ano são a marca autoral desse plano, cujo sucesso está no respeito às características socioemocionais que singularizam cada criança, cada adolescente.
Nossa Escola tem seu próprio sistema de ensino, apoiado por materiais didáticos selecionados pela equipe pedagógica. As aulas de Inglês da Educação Infantil e do Fundamental Anos Iniciais têm a programação do Yázigi for Schools.
Além dos jardins, que garantem uma estética de humanização do ambiente, os grandes aquários, o cultivo de minhocas, a horta e a aquaponia são estruturas que garantem aos nossos alunos conexão permanente com a natureza.
Na Educação Infantil, onde atividades motoras são desenvolvidas diariamente, temos a natação como destaque em um dia da semana, para todas as turmas, no turno regular. No contraturno, os pais podem contratar aulas de Futsal e de Karatê para as crianças do Grupo 5, última turma da educação infantil. No Ensino Fundamental, temos aula de natação no turno regular e no contraturno. Atletismo, Basquetebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Natação, Karatê e Voleibol estão no contraturno do Ensino Fundamental.
Educação Infantil: 7h30 às 11h40; Fundamental Anos Iniciais: 7 horas às 11h40; Fundamental Anos Finais: 7 horas às 12h40.
Agende uma visita e venha conhecer nossas unidades
A Nossa Escola, se preocupa e disponibiliza uma infraestrutura completa, voltada totalmente para atender as necessidades dos nossos alunos para que eles se desenvolvam no processo de ensino-aprendizagem. A Nossa Escola, não se limita ao ambiente da sala de aula, pois, acreditamos que cada espaço da escola é uma oportunidade para novos ensinamentos e fazer o que mais gostamos que é ler um bom livro.