Nossa Escola é um nome sempre vinculado à paixão pelo livro e pela leitura por ter criado um sistema de formação de leitores que envolve toda a comunidade, desde as crianças da creche. Antes mesmo de se apropriar das estratégias e dos procedimentos de leitura encontrados nas diferentes práticas sociais, o aluno da Nossa Escola é envolvido em ações que vão da escutatória de histórias, com benefícios próprios e para todas as idades, à (re) construção dos sentidos dos textos. Um caminho para a maturidade do leitor.

Desde a contação de histórias

A prática social e histórica que é a leitura revela-se também um processo individual e dialógico e se materializa no cotidiano da escola, com a participação de toda a equipe pedagógica em procedimentos sistemáticos. Tudo começa pela contação de histórias, que vai além da formação do leitor.
A contação de histórias tem uma curadoria especializada, que contempla a oralidade tradicional e indispensáveis textos das literaturas clássica e contemporânea. Ela aparece no cotidiano da sala de aula e em ações de destaque que singularizam a Nossa Escola:
* O Conto da Quinta é um momento especial de contação de histórias que reúne todos os alunos. Nessa ação em que a técnica mais se revela, a contação continua a serviço do texto.
* Nossa Escola Conta Um Conto é uma ação de contação de histórias que recebe toda a família e amigos.

Com as mãos no livro

Mesmo antes da autonomia para a leitura, o livro é objeto que circula entre as crianças. Diversas ações foram criadas na escola para estimular essa prática que abre as portas do mundo:

* O Clubinho do Livro dá espaço para rodas de leitura. Ele acontece uma vez por semana, com as crianças que frequentam a escola no contraturno.

* A Feira de Livros é oportunidade de encontro com escritores, de realização de oficinas, apresentações artísticas, apreciação e compra de livros. A mobilização para as feiras de livros da Nossa Escola dá espaço para o protagonismo dos leitores. A preparação para o encontro com escritores e ilustradores convidados costuma criar nos alunos o status de ‘fã de escritor’.

* Amigo Livro é o nome que damos ao tradicional Amigo Secreto. Escolher o livro para o amigo, preparar a dedicatória e esperar um livro novo para também levar para casa são os movimentos dessa tradição.

* Troca de Livros – realizamos uma troca de livros anual, nas turmas, que faz muitos livros já lidos circularem.

* Estante de troca de livros – em uma estante localizada na entrada da escola, todos podem colocar livros e de lá retirar o livro que quiser. Na verdade, o leitor pode até levar um livro sem que precise deixar outro.

* Leitura silenciosa – aquele livro querido, escolhido pelo aluno para um momento de intimidade, na sala ou na biblioteca, é o objeto desse tempo diário de leitura silenciosa em nossas classes dos Anos Iniciais.

* Leitura coletiva e ação diária em que um livro é compartilhado com os colegas e com os professores. Todo dia, a leitura avança um pouco, e temos assim, nas turmas dos Anos Finais, mais de uma obra sobre a qual pensamos juntos.

* O livro que eu escolhi - escolher, ler e compartilhar com os colegas a vivência particular de leitura é vivência em que o aluno ganha palco sendo apresentado aos colegas e aos professores.

Biblioteca – o coração da escola

A biblioteca é um lugar vivo e muito valioso na Nossa Escola. Ao longo dos anos, construímos uma relação movida por muitos significados com esse espaço que abriga rodas de conversa e momentos particulares de estudo. O empréstimo de livros todos os dias, ao gosto de cada leitor, e o empréstimo semanal estimulado pelos professores a cada sexta-feira são ações que provocam a visita frequente dos alunos a esse lugar. Ao tornar público o número de leituras feitas no ano, sempre superior à média nacional, a Biblioteca enche os próprios leitores de orgulho e incentiva a todos para que estimulem amigos a trilhar esse caminho de descobertas.